Como está o seu estoque de produtos no consultório? Sabia que a forma onde e como as luvas cirúrgicas estão armazenadas influenciam diretamente na sua qualidade?
As luvas cirúrgicas são uma categoria de luvas de procedimentos, e que passa pelo processo de esterilização para evitar qualquer tipo de contaminação ao paciente, já que são destinadas a procedimentos extremamente invasivos e arriscados.
A falha no planejamento do setor de estocagem, coloca em risco a vida de inúmeros pacientes e dos profissionais envolvidos. Por isso, além de garantir a quantidade ideal no estoque, também é fundamental o armazenamento correto.
Veja agora algumas orientações especiais para que o seu consultório esteja com o estoque de luvas em dia e sempre bem armazenadas.
O controle de estoque deve estar organizado
Ter um espaço especial para o estoque de insumos e EPIs é importante e deve estar sempre em ordem. O primeiro passo é conferir de o registro na ANVISA está válido e se tem CA ativo (site do Ministério do trabalho). Depois, a dica é criar um sistema eficiente que identifique os setores do estoque: separe os produtos por tipo, tamanho, finalidade, e outras marcações. Assim você evita erros na contagem, entrada e saída de produtos.
Escolha o local adequado para armazenar as luvas
Oscilação de temperatura e umidade podem comprometer a qualidade de todo o seu estoque de luvas. Isso porque elas se tornam fracas e quebradiças quando expostas ao calor, luz ultravioleta ou ozônio. Estresses químicos e físicos podem também afetar consideravelmente a habilidade do material da luva, de prover barreira de proteção contínua. EX: não armazene as caixas de luvas próximas a geladeira, freezer, ar-condicionado, estufa, centrífuga, e janela com luz solar direta.
Também é importante não colocar peso ou volumes, pois eles poderão trazer danos às características técnicas e comprometer a integridade das suas luvas.
Separe por tipo e tamanho
As luvas de procedimento podem ter finalidades diferentes no seu dia a dia, e na correria de um consultório, o risco de escolher o modelo errado por conta da desordem pode ser perigoso.
Por isso, é fundamental distinguir as que são propriamente ditas para especialidades clínicas, como as de vinil, látex e nitrílica. Também vale diferenças por tamanhos, deixando a escolha ainda mais prática. Outra dica é também armazenar por ordem de data de validade das luvas: colocar na frente as que irão vencer primeiro.
Sempre na caixa
Por ser um material com finalidades cirúrgicas e de proteção ao profissional e paciente, as luvas são esterilizadas, e devem ser mantidas na caixa original até seu uso – assegurando desta forma a sua qualidade. Também é fundamental armazenar as luvas em um ambiente seco e limpo.
Caso perceba que o pacote da luva está com sua integridade comprometida, descarte e solicite um novo par. Isso vai evitar contaminações desnecessárias.
De olho na validade
Um estoque bem-organizado não diz respeito apenas à disposição simples de cada item. Estar de olho na validade dos produtos, principalmente das luvas cirúrgicas, também é fundamental.
Por isso, deixe sempre os itens com validade próxima para serem utilizados com prioridade. Assim, você evita o desperdício de insumos.
Com essas dicas, seu estoque estará ainda mais seguro e preparado para armazenar não apenas as luvas, como os demais insumos do seu consultório.
Se você quer luvas de qualidade, conte com os produtos Lemgruber. Sejam luvas de procedimentos ou cirúrgicas, nosso catálogo é completo. Seguindo um padrão internacional, nossos produtos passam por análises físico-químicas, a fim de garantir alta qualidade. Faça seu pedido!