Junho começa e com ele uma campanha muito importante: o Junho Vermelho dá luz à importância da doação de sangue. Por ser um mês de maior escassez nos bancos de sangue e da sua proximidade com a época de férias, o Junho Vermelho é disseminado por instituições públicas e privadas da área da saúde tem o objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população e aumentando o número de doadores no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue. O número representa 1,6% da população, o que está dentro do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de, pelo menos, 1% da população doadora.
Veja agora quem pode ser um doador de sangue e quais os cuidados necessários para garantir segurança na coleta segura.
Porque ser doador é importante?
Os estoques dos bancos de sangue operam em baixa há anos – e com o início da pandemia, o percentual caiu ainda mais. Em 2020, houve queda de 5% no número de doadores – na comparação com 2019. Em 2021, a redução já atinge mais 5%.
Para se ter uma ideia, a média ideal é de 250 doadores por dia, mas esse número vem caindo mês a mês. Em março de 2021, o Hemorio registrou 150 doadores/dia. Em abril, a queda também foi grande, chegando a uma diminuição de 30% em relação ao que era na pré-pandemia.
O sangue doado pode ajudar a salvar muitas vidas. Ele é utilizado no tratamento de pessoas com doenças hematológicas variadas, como doença falciforme e talassemia, além de doenças crônicas, como câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte, transplantes e para situações de urgências, emergências e calamidades.
Quem pode ser um doador de sangue?
Para se tornar um doador de sangue, é preciso estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg.
Os locais de doação são os bancos de sangue da sua cidade, e é necessário levar uma identidade original com foto recente para a doação.
Também é importante que o doador não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar nas duas horas antes do ato e não estar em jejum.
No momento da doação, o profissional de saúde irá puncionar a veia, retirando cerca de 500 ml de sangue. Esse processo dura de 40 minutos a 1 hora.
Toda a manipulação e cuidado do doador é feito por um profissional de saúde sob o uso de luvas descartáveis. Isso evita contaminações e garante a segurança do doador, sangue doado e também do profissional.
A Lemgruber apoia a doação de sangue e suas luvas descartáveis por serem de alta qualidade estão presentes nos principais Hemocentros do país.
Se você se encaixa nas recomendações para ser um doador, procure um centro médico da sua cidade e comece já a doar sangue – afinal, este ato é um gesto de cidadania e salva muitas vidas!