Recomenda-se que antes do uso de luvas, o profissional faça uma avaliação de risco para determinar, primeiramente, se há necessidade de utilizá-las, caso afirmativo, determina-se o tipo de luva mais apropriado para a atividade a ser executada.
A utilização correta das luvas na área da saúde é fundamental para evitar contaminações, seja no paciente, seja no trabalhador.
Na maioria das situações, não basta a utilização de uma luva de segurança. É preciso que ela seja totalmente esterilizada e de uso único, ou seja, descartáveis. Por este motivo, as luvas estéreis são indicadas, pois oferecem todos os benefícios e muito mais.
Quando o procedimento a ser realizado no paciente exigir técnica asséptica, devem ser utilizadas luvas estéreis.
A luva estéril é usada em vários procedimentos que necessitem de assepsia, tais como:
- Partos vaginais;
- Procedimentos radiológicos invasivos e de acesso vascular (linhas centrais);
- Preparo de nutrição parenteral;
- Preparo de agentes quimioterápicos;
- As luvas estéreis foram geralmente escolhidas para feridas profundas, com secreção purulenta, tunelizadas e fraturas expostas.
- E muito mais.
A luva de procedimento estéril Lemgruber é confeccionada em látex natural, ambidestra, lubrificadas com pó bioabsorvível, lisa e antiderrapante e com a espessura mínima de 0,08mm. São ambidestras pois, são utilizadas em procedimentos rápidos em que se necessita manter a esterilidade do mesmo. São de uso único e descartáveis.
As Luvas Cirúrgicas Lemgruber são indicadas como barreira de proteção aos profissionais de saúde, especialmente ao risco biológico que se está exposto em cirurgias. Sua função primordial é a proteção dos médicos à exposição ao sangue ou a outros fluidos corporais durante as cirurgias.
As luvas cirúrgicas, são estéreis e são recomendadas para as cirurgias pois, nelas precisam utilizar uma técnica estéril ou asséptica. Possuem formato anatômico para dar mais conforto ao cirurgião e um cano maior que as de procedimento estéril para garantia a assepsia em cirurgias complexas e longas.
É confeccionada em látex natural, anatômica, lubrificadas com pó ou sem pó bioabsorvível e com a espessura mínima de 0,10mm. Maior segurança e comodidade.
A utilização correta das luvas na área da saúde é fundamental para evitar contaminações, seja no paciente, seja no profissional de saúde.
IMPORTANTE – Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é necessário fazer a remoção correta da luva de luva estéril ou cirúrgica. Para tanto, puxe-as virando pelo avesso e descarte-as de imediato em lixo apropriado (separado do comum), já que elas podem conter contaminantes ou podem causar acidentes.