As luvas são Equipamentos de Proteção Individual (EPI) estão presentes em diversas áreas – hospitalar, industrial, química, de limpeza, entre outros – sendo obrigatórias para a segurança dos profissionais.
Afinal, elas são capazes de evitar a contaminação por doenças, componentes químicos e lesões graves. Por isso, saber a procedência do material e como fazer a correta utilização e descarte são etapas fundamentais no dia a dia das pessoas que atuam em áreas que precisam de luvas para trabalhar.
Entenda os tipos de luvas e quando elas se fazem obrigatórias. Acompanhe a leitura!
Quais são as atividades que precisam de luvas para trabalhar?
Vestindo luvas adequadamente, qualquer profissional é capaz de ficar protegido de doenças e acidentes, garantindo segurança e saúde na execução das tarefas laborais. No entanto, esse uso se torna obrigatório em algumas atividades, como:
Contato com sangue e outros fluidos corporais
Profissionais da área de saúde devem fazer o uso de luvas durante qualquer procedimento que envolva o contato com sangue, fluidos corporais, secreções e excreções. Essa recomendação também é válida para os tatuadores e esteticistas, pois com o uso das luvas é possível reduzir o risco de contaminações. As luvas não estéreis, que possuem CA para riscos biológicos são as mais recomendadas nesses casos.
Luvas procedimentos cirúrgicos
Luvas cirúrgicas (estéreis), que são descartáveis, são de uso obrigatório durante a realização de cirurgias, assim como em procedimentos vasculares (linhas centrais), quimioterápicos e radiológicos invasivos, além de parto vaginal.
Aplicação de vacinas (em alguns casos)
A aplicação de vacinas, mesmo para a imunização do Covid-19, não obriga o profissional a utilizar luvas. Isso porque a administração por via parenteral (injetável) dispensa o contato do profissional com os pacientes, sendo preciso manejar apenas a seringa.
No entanto, caso o profissional apresente lesões que coloquem em risco a higienização das mãos, as luvas se tornam obrigatórias.
Manipulação de alimentos
A área de alimentação utiliza muito as luvas para evitar contaminação durante a manipulação – como no caso da montagem de saladas, por exemplo. No entanto, se o alimento ainda será submetido a algum processo de cocção, fritura ou assado ou se o alimento, no caso de vegetais, legumes e frutas, ainda será higienizado, o uso de luvas deve ser dispensado.
Manuseio de substâncias químicas
O ramo industrial faz muito uso de luvas para proteger seus colaboradores. No entanto, é importante estar atento ao tipo de luva recomendada durante a manipulação das substâncias utilizadas, tendo em vista que a alternativa ideal dependerá da atividade a ser executada e do tipo de material que é manuseado.
Além de estar atento ao uso do tipo certo, no momento certo, veja se o profissional está vestindo as luvas corretamente, além de fazer a higienização antes e depois de utilizar as luvas.
E para que você garanta luvas descartáveis de qualidade, mantendo seu estoque sempre em dia, conte com a Lemgruber. Aqui, nosso compromisso é com a qualidade! Seguimos normas nacionais e internacionais para entregar a todos os tipos de empresas, luvas da melhor qualidade. Faça já o seu pedido!